terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto Pilhando

O Projeto Pilhando do Rotaract Club de Ouro Preto em parceria com os Correios tem como objetivo a Reciclagem de Pilhas e Baterias.
Através de Papa-Pilhas colocados estrategicamente em alguns pontos comerciais, recolhemos pilhas e baterias portáteis usadas e para reciclagem. Assim, contribuímos para uma adequada disposição desses materiais, cujos resíduos tóxicos representam um risco ao meio ambiente e à saúde publica.
Depositadas em lixões e aterros sanitários, pilhas e baterias podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais.
Com este Projeto, queremos conscientizar as pessoas sobre a necessidade de dar uma destinação correta a esses materiais, reduzindo a quantidade de pilhas e baterias lançadas inadequadamente no meio ambiente.

Por que reciclar pilhas e baterias?

O Brasil já recicla volumes expressivos de papel, plásticos, vidros, alumínio, ferro e outros materiais. Nós, do Rotaract Club de Ouro Preto, fazemos isso porque compreendemos a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais para as gerações futuras.
Contudo, reciclar pilhas e baterias esgotadas ainda não é uma prática comum entre nós. Além disso, descartá-las de forma incorreta é extremamente perigoso. Os metais pesados existentes em seu interior não se degradam e são extremamente nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: chumbo, cádmio e mercúrio, além manganês, cobre, níquelm cromo e zinco.
Por isso, pilhas e baterias representam hoje um sério problema ambiental. São produzidas a cada ano no país cerca de 800 milhões de pilhas secas (zinco-carbono) e alcalinas (hidróxido de potássio ou de sódio - zinco). (Dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - Abinee).

(Click na foto para Aumentar)

Com o apoio do Museu da Inconfidência, instalamos o primeiro Papa-Pilhas na tenda da Semana dos Museus, no período de 16 a 23 de maio de 2010. A doação de 5 pilhas correspondia a um pequeno brinde. O Rotaract Club de Ouro Preto fez parte da exposição de instituições que trabalham para a construção da harmonia social em nossa comunidade.

(Click na foto para Aumentar)

Um comentário: